Menu
PARCEIROS
mensagens biblicas, estudos, igrejas do Ministério Evangélico Sermão da Montanha RadiosNET
Mensagem do dia

(01) O PERCURSO da 1ª e da 2ª MILHA

O pr. Alcides faz uma explanação interessante sobre o enunciado do sr. Jesus Cristo sobre as dificuldades da obrigação de percorrer a 1ª milha e as vantagens do percurso da 2ª milha.

*****************************************************
Não posso compreender com profundidade a afirmação do Senhor Jesus Cristo, quando disse “se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” Mat.5-41.
Porem, posso pensar que dito pelo Mestre, o percurso da primeira milha pode ser proveitoso. É a milha onde nossos sentimentos são experimentados, nossos argumentos são vencidos, nossos pensamentos são postos à prova ou quem sabe sufocados. Geralmente nessa primeira milha entramos em confronto com aquele que nos obrigou a caminhar. Por vezes, somos obrigados a ficar calados e ouvirmos as razões de quem nos afronta de forma injusta. Na prática, a primeira milha pode se aplicar nas questões familiares, nas questões profissionais, nas questões conjugais, nas questões pessoais, e até em situações extremas de perigo ou ameaças ás nossas vidas. Geralmente no começo de um confronto usa-se a ira ou a força para intimidar. Porem, com esses sentimentos aflorados, não se chegará a um acordo duradouro. Contudo na primeira milha, há tempo de mudar de idéia, de argumentar, de conhecer as intenções do outro caminhante e até de reconsiderar nossos proprios conceitos.
Na primeira milha deve-se buscar força e sabedoria em Deus para suportar a obrigação da caminhada. Pode ser que na primeira milha estejamos passando experiências que nos orientarão pelo resto da vida. Por isso, nem sempre a primeira milha é ruim.
Pode ser um excelente aprendizado.
Agora já no percurso da segunda milha os caminhantes conhecem-se melhor. As emoções terão se dissipado e razão tomará lugar. É estupidez insistir no erro, Deus não apoiará a posição de injustiça, então é preferível abdicar, quebrando o orgulho.
No momento parecerá uma fraqueza. Mas certas decisões exigem uma energia superior. Não importa que depois a solução se mostre fraca, mas é na segunda milha, ou seja, depois da experiência, que decidimos com clareza. Na segunda milha, o conceito de vitória perde sua definição quando se quer resgatar pessoas queridas que se distanciam de nós. O conceito de superioridade fica tão patético quando percebemos a tolice de achar que somos independentes.
Por isso posso compreender a indagação da Bíblia: “andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” . Para compreender melhor poderíamos afirmar que quando as idéias divergirem, “os dois andarão juntos depois de entrarem em acordo”. E isso fica bem mais evidente à luz do que o Senhor Jesus disse “bem aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus”. Há assuntos que não merecem entrar em desacordo, mas podem conviver em harmonia, porque a maioria das vezes são preconceitos banais ou até culturais. Eu penso que para chegar no acordo de andarem juntos por muito tempo, ambos terão que andar muitas milhas, a maiorias das vezes obrigados, abdicando de seus planos, gostos, preferências,confortos, orgulhos. Fico muito feliz quando vejo que ainda há pessoas reconciliáveis, amorosas, bondosas, pacientes, pacificadoras, humildes, despojadas de glórias pessoais. Pessoas que não obrigarão outros a andar a primeira milha, porque têm a sabedoria de considerar fúteis os motivos de uma peleja. São pessoas de coração agradável a Deus. Por isso eu também vejo que Deus usará tais pessoas para dar continuidade ao seu projeto. E, aqueles que se arrependerem de seus pecados, aceitando seu Filho Jesus Cristo, como seu salvador pessoal, serão chamados filhos de Deus. (João 1.12)

Um abraço a todos.

pr.prof. Alcides

para ver mais mensagens link para:
http://www.amiganet.radioamiga.com.br/mensagem.php?mensagem=todas


NOAR -Nova Organização (((AMIGA))) de Rádios - igrejasermao@uol.com.br - Aqui a gente toca a Palavra de Deus
(c) 2012 - Agencia Sjc - Direitos Reservados - Licenciado para RADIO AMIGA NET - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.